Está certo que a região do Brasil é longe um local cheio de belas paisagens, um local cheio de inspirações para uma boa viagem não é mesmo ? Desde roteiros turísticos no litoral até roteiros turísticos a suas belas e lindas regiões montanhosas, que no inverno chega a bater ZERO graus, ou até menos, como já foi reportada em diversos jornais.

Porém hoje, iremos falar da terra dos cânions Brasileiros, ou seja, Cambará do Sul, uma pequena cidade gaúcha com pouco mais de 8 mil habitantes, localizada a 185 km de Porto Alegre, capital do Rio Grande Do Sul.

Com aquela calmaria de cidade pequena, Cambará do Sul desperta o desejo de amantes por aventura e do ecoturismo, com diversas trilhas, cachoeiras, e locais próprios para a prática de esporte radicais e é claro pela natureza de tirar o fôlego, tem sido o destino certo de muitos casais para a lua de mel.

Com dois parques ao seu redor, Parque Nacional de Aparados da Serra e no Parque Nacional da Serra Geral, o visitante irá se impressionar com a beleza do local, com paredões de mais de 900 metros de altura, vai ter a certeza que não poderia ter escolhido local melhor para a Lua de Mel. Listamos 8 razões para você passar a lua de mel por lá.

 

1. Cânion Fortaleza – Sem dúvida de tirar o fôlego

Esse Cânion é sim de longe uma Maravilha da natureza, um local onde qualquer seria capaz de passar horas e horas admirando a paisagem, que simplesmente é de tirar o fôlego com paredões de mais de 900 metros de altura. Uma dica legal é desbravar o local com caminhas á pé com algum guia que pode ser facilmente contratado nas agências de turismo local, onde irá proporcionar uma maior segurança á vocês.

O Cânion possui três trilhas a Cachoeira do Tigre Preto com 3km, Mirante do Fortaleza com 3,2km e Pedra do Segredo com 2,7km que será o nosso próximo tópico. Com certeza é o local perfeito para um dia de aventuras e descobertas.

2. Pedra do Segredo

Uma das trilhas mais procurados pelos aventureiros, com certeza será uma caminhada cheia de curiosidade por uma fauna preservada, que fica bem do ladinho com da fronteira de Santa Catarina. Uma trilha que temos certeza que a cada passo você terá uma nova curiosidade.

A Pedra do Segredo nada mais é que uma pedra de 5 metros de altura com peso  de mais ou menos 30 toneladas, que fica por cima de uma outra pedra de apenas 50 centímetros de altura. ( Talvez seja esse o motivo do nome do local )

3. Cascata dos Venâncios

Chamada de ” mini Foz do Iguaçu ” a Cascata dos Venâncios fica localizada a 23 quilômetros da zona urbana de Cambará do Sul. com quatro quedas d’águas é considerada a cachoeira mais bela de região, com águas bem limpinhas e cristalinas, um ambiente propicio para aquele banho inesquecível. Após os passeios pela região poderá ser degustado um delicioso café com mistura na própria casa dos empreendedores, ( Somente com agendamento ).

Há também produtos artesanais a venda no local, com certeza uma ótima recordação do mini Foz do Iguaçu. A cascata dos Venâncios fica em uma fazenda particular, onde é aberta ao público com um preço simbólico de R$ 10,00 reais por pessoa. Realmente o valor é simbólico, se comparado a beleza do local. Uma ótima dica para curtir a natureza.

4. Cânion do Itaimbezinho

O Cânion do Itaimbezinho sem dúvidas é o mais belo da região, e está localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra. Formado por imensos paredões praticamente verticais com mais de 700 metros de altura e pouca mais de 6 km de extensão, que deixa o local mais propenso ao desbravamento.

O cânion pode ser acessado por trilhas, sendo que as principais trilhas são bem demarcadas. No momento que se chega aos desfiladeiros, é possível se segurar nas cercas de proteção. Não há locais de descanso durante o percurso, e muito menos lanchonetes, então vá preparado com comida e água, e um bom calçado para caminhada. Sendo que na trilha do Cotovelo, há um banheiro único, ou seja, compartilhado entre homens e mulheres.

Se sua escolha for pelas trilhas do cotovelo, onde tem 6 km de extensão ou a do vértice que tem 1,5 km, o visitante passará pelas bordas do cânion, admirando toda a sua beleza e é claro, as araucárias, arvores facilmente encontradas na região. O trajeto todo tem estrutura e segurança, no entanto, como em toda terra estranha, é recomendado o auxilio de guias.

5. Realizar passeios a cavalo

Se o seu forte não é andar, pode ficar mais tranquila, pois é sim póssivel percorrer as paisagens dos cânions a cavalo. Com diversos roteiros pelas bordas do cânion Cambajuva,Pinheirinho e Pedra, o visitante além de admirar as belezas naturais, poderá conhecer um pouco sobre a vidas dos tropeiros.

Aaah mais tenho medo de cavalo, isso não é problema, mesmo que você nunca tenha montado em um cavalo, os animais do local são mansos e próprios para quem nunca experimentou uma montaria.

6. Provar o famoso e autêntico churrasco ao fogo de chão

Você não pode pisar em terras gaúchas sem provar o autêntico churrasco ao fogo de chão, e em Cambará do Sul não é diferente. o churrasco é uma grande tradição gaúcha,  que é passada de geração em geração em famílias do Rio Grande do Sul, eu até me arriscaria em dizer, em famílias de todo o Sul do país. Dizem que esse tipo de churrasco existe, pois nos tempos antigos, os tropeiros não tinham fogão, e colocavam a costela e pedaços de carne no espeto de cambuí, e ali deixavam até a carne assar, a uma certa distância do chão.

Você ainda tem dúvidas se vale a pena provar o autêntico churrasco gaúcho ? Me faça um favor, experimente, e depois me diga o que achou.

7. Parador Casa da Montanha

Um local bonito e confortável para combinar com a paisagem, assim é o Parador Casa da Montanha, um ótimo lugar para descansar depois das aventuras durante sua passagem por Cambará do Sul, o hotel além de ter um conforto incomparável, promove excelentes atividades pela região. Situado no alto da Serra, o hotel tem belas e aconchegantes suítes rústicas, cujo o local escolhido mantém o hóspede bem próximo a natureza cada minuto da estadia. Dica: Vá no inverno para lá 😉

Além de um contato direto com a natureza, e noites de sonos inesquecíveis, o visitante poderá contar com passeios de quadriciclo, á cavalo e ou até de helicóptero.

Aí estão alguns motivos para você agendar uma viagem para Cambará do Sul e ter mais uma comprovação de que no Brasil, não há limites em termos de beleza e grandiosidade da natureza.

 

Sem dúvidas Cambará do Sul é o local ideal para casais que amam aventuras e ecoturismo, se não for na lua de mel, agende uma visitinha no próximo ano lá, e comprovará cada palavra escrita nesse artigo. Visite outros lugares do Sul do Brasil.